Santuário do Caraça: um lugar para cultivar a espiritualidade e o espírito aventureiro.
O Parque Natural do Caraça, um lugar é ideal para quem quer descansar e fazer atividades ligadas à natureza como trilhas e caminhadas ao redor do santuário.
O nome oficial do complexo é
o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o Caraça tem esse apelido
devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado
(caraça: cara grande; carão).
E como Centro de Peregrinação
e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça
oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e
humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos.
O Santuário do Caraça oferece
uma série de aventuras para seus visitantes, com trilhas para vários locais,
desde cachoeiras até grutas e picos. O Santuário do Caraça oferece uma série de
aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.
Lobo Guará no Caraça
O lobo-guará, nome ciêntífico Chrysocyon
brachyurus que quer dizer “animal dourado de cauda curta” e em tupi-guarani
é chamado de Guará que na língua dos indígenas significa “vermelho”.
O lobo Guará no Caraça, encontra-se em seu ambiente natural, em vida livre. Tem
o corpo todo dourado; as patas e os pelos da nuca pretos; a cauda, o papo e um
pouco do rosto brancos. É branco também o pavilhão das orelhas, que se
movimentam como um radar, captando todos os sons e movimentos.
Seu costume de subir as
escadas da Igreja do Caraça não o faz ser considerado um animal domesticado. Do
mesmo modo, não podemos garantir que é possível vê-lo todos os dias, pois como
é um animal selvagem, não perdeu seu instinto de caça, ele não segue um horário
programado.
Obras Mestre Ataíde
A Última Ceia, datada de 1828, uma das obras mais importantes de Mestre Ataíde.
Realizada para o tradicional Colégio do Caraça em Santa Bárbara, nos dizeres de Castro & Souza de Deus é uma obra em que fica explícita sua qualidade de criador original, introduzindo em uma cena altamente patética elementos de descontração e informalidade, dando "um toque de graça profana a uma passagem tão tocante da vida de Cristo". Diversos detalhes anedóticos dão vivacidade à composição, como as serviçais em atividade, uma delas uma mulata, e a animada interação coreográfica dos Apóstolos com Cristo. Outros introduzem associações heterodoxas para a doutrina católica, pois sobre a mesa aparecem ossos de carneiro, "em flagrante contradição com os rígidos preceitos do Catolicismo de outrora quanto à restrição de consumo de carne durante a Quaresma".
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