Santuário do Caraça: um lugar para cultivar a espiritualidade e o espírito aventureiro.


O Santuário do Caraça remonta 400 anos de história, a Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens por exemplo, foi a primeira igreja neogótica do Brasil e ao redor dela foi construído o primeiro colégio de Minas Gerais. Situada na Serra do Caraça, construída entre 1876 e 1883, auge do período de mineração, no local onde antes existia a Ermida do Irmão Lourenço.


O Parque Natural do Caraça, um lugar é ideal para quem quer descansar e fazer atividades ligadas à natureza como trilhas e caminhadas ao redor do santuário.

O nome oficial do complexo é o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, mas o Caraça tem esse apelido devido à forma que tem parte da serra, que lembra o rosto de um gigante deitado (caraça: cara grande; carão).



A serra do Caraça é um trecho da serra do Espinhaço localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, sendo o Santuário do Caraça patrimônio de Catas Altas, no estado de Minas Gerais.


Como Centro de Turismo, o Santuário do Caraça recebe, em média, 70.000 visitantes por ano, dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua Pousada.

E como Centro de Peregrinação e Cultura, o turismo no Caraça não pode fugir a essas realidades. O Caraça oferece um turismo alternativo, em que a formação de valores que permanecem e humanizam verdadeiramente o ser humano é realçada em todos os momentos.

O Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para seus visitantes, com trilhas para vários locais, desde cachoeiras até grutas e picos. O Santuário do Caraça oferece uma série de aventuras para cada visitante e para os grupos que sobem a Serra.


Lobo Guará no Caraça

O lobo-guará, nome ciêntífico Chrysocyon brachyurus que quer dizer “animal dourado de cauda curta” e em tupi-guarani é chamado de Guará que na língua dos indígenas significa “vermelho”. O lobo Guará no Caraça, encontra-se em seu ambiente natural, em vida livre. Tem o corpo todo dourado; as patas e os pelos da nuca pretos; a cauda, o papo e um pouco do rosto brancos. É branco também o pavilhão das orelhas, que se movimentam como um radar, captando todos os sons e movimentos.


Seu costume de subir as escadas da Igreja do Caraça não o faz ser considerado um animal domesticado. Do mesmo modo, não podemos garantir que é possível vê-lo todos os dias, pois como é um animal selvagem, não perdeu seu instinto de caça, ele não segue um horário programado.

Obras Mestre Ataíde

A Última Ceia, datada de 1828, uma das obras mais importantes de Mestre Ataíde.

 Realizada para o tradicional Colégio do Caraça em Santa Bárbara, nos dizeres de Castro & Souza de Deus é uma obra em que fica explícita sua qualidade de criador original, introduzindo em uma cena altamente patética elementos de descontração e informalidade, dando "um toque de graça profana a uma passagem tão tocante da vida de Cristo". Diversos detalhes anedóticos dão vivacidade à composição, como as serviçais em atividade, uma delas uma mulata, e a animada interação coreográfica dos Apóstolos com Cristo. Outros introduzem associações heterodoxas para a doutrina católica, pois sobre a mesa aparecem ossos de carneiro, "em flagrante contradição com os rígidos preceitos do Catolicismo de outrora quanto à restrição de consumo de carne durante a Quaresma".


Comentários