O que é cinomose? Conheça essa doença grave que atinge os cães.
Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de surgimento de doenças e principalmente à vacinação dos bichinhos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender melhor o que é cinomose em cão, quais são os principais sintomas que podem surgir, os tipos de tratamento existentes e como proteger seu cãozinho da doença.
A doença pode se apresentar no organismo dos cachorros de diferentes formas e, assim, pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões ou até mesmo a imunossupressão, ou seja, o enfraquecimento do sistema imunológico.
cinomose canina é perigosa para os cães e frequentemente pode causar a morte, principalmente naqueles que possuem a saúde já comprometida, por isso, é necessário identificar rapidamente os sinais.
Há outras formas de transmissão da doença, como o contato direto com o cão infectado, com as secreções nasais desses animais e superfícies ou objetos, como brinquedos, acessórios, bebedouros e comedouros.
vírus permanece vivo em superfície fora do organismo dos cães apenas durante algumas horas, mas isso não é motivo para abrir mão dos cuidados.
É importante manter limpos todos os objetos e superfícies às quais os cães têm contato durante o dia para evitar a proliferação do vírus.
Forma cutânea
Na forma cutânea da cinomose nos cães podem surgir algumas bolinhas com pus em alguns locais, principalmente como o abdômen, nas patas e também no focinho.
Forma digestiva
Na fase digestiva, a cinomose em cachorro pode apresentar alguns sintomas, como diarreia, em alguns casos sendo possível identificar sangue nas fezes dos cães, como também o surgimento de febre.
Forma respiratória
Na forma respiratória da cinomose é onde pode causar algumas complicações respiratórias nos cachorros, como secreções nasais, tosses com catarro e o desenvolvimento da pneumonia.
Comentários
Postar um comentário